domingo, 26 de fevereiro de 2017

Diário #RideToAbuDhabi - Última Etapa



Boa tarde, amigos :)

A Volta ao Abu Dhabi 2017 é nossa!


Foto: Abu Dhabi Tour

É minha, é da equipa, é da minha família, é de todos vocês e dos nossos patrocinadores. Tenho de agradecer a cada pessoa que pertence a cada grupo que eu acabei de mencionar e dizer obrigado ainda é pouco por tudo o que fazem por mim. MUITO OBRIGADO!


Não pensem que foi um dia fácil. Os meus colegas tiveram de me proteger todo o dia. A chuva, o ritmo e os psrints intermédios tornaram um dia difícil. Corremos todo o dia debaixo de um ritmo forte. Até ao risco final tive de estar sempre bem colocado e atento e até tive de lá ir sprintar para o caso de haver algum corte de tempo.

Foi intenso mas muito saboroso no final. Como é tão bom ganhar na casa do nosso patrocinador, mais ainda sendo uma corrida World Tour. Estou muito feliz e motivado para o que falta.


Abu Dhabi Tour


O primiero objetivo do ano (Abu Dhabi) foi concretizado com sucesso, agora é continuar a trabalhar forte, sempre focado nos próximos: Clássicas das Ardenas e Giro. Quero continuar entre os melhores.




Top-20 - Última Etapa 




Top-20 - Classificação Geral 


Também estamos líderes por equipas. Eis a Classificação:


*CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS:


-> Classificação Completa aqui:  http://www.procyclingstats.com/race/Abu_Dhabi_Tour_2017_Stage_4

*VÍDEO-RESUMO:



Porque nunca é demais agradecer, muito obrigado a todos vocês por me apoiarem e incentivarem sempre. 

Abraço e boa tarde para todos. Bom domingo, se possível em família!

 Rui Costa :)




sábado, 25 de fevereiro de 2017

Diário #RideToAbuDhabi - Etapa Rainha




Boa tarde, amigos :)

MAIS UMA e esta sim foi importante! GANHAMOSSSS :)

Foto: Abu Dhabi Tour


Além de ser etapa rainha, corríamos em casa, é uma corrida do escalão máximo – World Tour – e não faltavam nomes sonantes... mas ganhou a bandeira portuguesa e a nossa equipa UAE Team Emirates!

É tanta felicidade junta que não cabe em mim. Está a equipa toda feliz e eles merecem esta alegria por todo o trabalho e esforço diário em prol de nós. Obrigado colegas, obrigado staff, obrigado diretores, obrigado patrocinadores, obrigado equipa!

Não é uma vitória minha, mas de todo o nosso grupo UAE Team Emirates, da minha família e de todos vocês. O vosso apoio é sempre importante, porque quando temos muita gente a apoiar sentimo-nos mais confiantes. OBRIGADO!


Foto: Abu Dhabi Tour

É pena que não tenham conseguido ver a etapa desde o início. É interessante saber como tudo se desenrola desde o tiro de partida. No início fazia muito vento, houve tentativas de fazer abanicos e a etapa ficou muito nervosa. Depois de passarmos pela zona ventosa, a corrida normalizou.

Tivemos uma parte da etapa neutralizada por causa das condições climatéricas, muito nevoeiro que punha em causa a nossa segurança e até havia dúvidas se íamos fazer a etapa até ao fim. Depois tudo melhorou e voltamos ao ativo. Correu tudo dentro do normal, sendo que a parte mais movimentada e interessante foi sem dúvida a subida para a meta.

Hoje ganhou mais a minha cabeça do que as minhas pernas.

Como todos sabem, eu não sou um corredor explosivo e quando existem fortes ataques, “vejo-me grego” para seguir a roda. Dou-me melhor a seguir no meu ritmo. Então antes que começassem a atacar forte e feio, e eu pudesse descolar da roda, tomei eu a iniciativa de atacar de longe, a mais de 6km da meta. Primeiro segui isolado mas depois Zakarin fez-me companhia. Concordamos em trabalhar juntos pela subida acima, deixando a decisão para o sprint, na meta. Eu fui mais forte e pude oferecer mais esta vitória à minha equipa.

Melhor seria impossível. Estou satisfeitíssimo com o meu início de época.


Top-20 - Etapa 3

PCS




Top-20 - Classificação Geral 

PCS

Também estamos líderes por equipas. Eis a Classificação:


*CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS:
Classificações retiradas de: PCS -> @ProCyclingStats




-> Classificação Completa aqui:  http://www.procyclingstats.com/race/Abu_Dhabi_Tour_2017_Stage_3


*VÍDEO-RESUMO:





Muito obrigado por me apoiarem sempre. Não só hoje que ganhei, porque nestas alturas é fácil, mas sempre que precisei ao longo da minha carreira. Por isso é que eu vos chamo de amigos.


Amanhã, se tudo correr bem e como previsto, será chegada ao sprint e manter-se-á a classificação. Assim desejo e espero.

Abraço e boa tarde para todos. Bom fim de semana!

 Rui Costa :)


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Diário #RideToAbuDhabi - Etapa 2


Boa tarde, amigos :)




Hoje foi o segundo dia de prova, com menos quedas.

Há uma explicação para acontecerem estas quedas aqui. Existem muitos refletores nas estradas. Os corredores que vêm distraídos ou a comer ou com uma mão ocupada, não têm hipótese quando acertam nesses refletores. Ontem caíram imensos corredores, hoje a lição já ia mais estudada e aconteceram menos quedas.

Foto: +Abu Dhabi Tour 


No que toca à prova, foi um dia tranquilo. Deu-se uma fuga e depois da fuga rolamos mais tranquilamente. Na aceleração à meta é sempre normal o nervosismo com a formação dos comboios dos sprinters. Há que estar atento e bem colocado. Foi o que aconteceu, chegamos bem colocados e com o mesmo tempo do vencedor. Quanto ao nosso sprinter, esteve com os melhores e fez um bom trabalho.

Os meus parabéns aos meus companheiros pelo desempenho ao longo do dia e ao Kittel pela vitória de etapa.




Top-20 - Etapa 2





Top-20 - Classificação Geral 

@ProCyclingStats



*VÍDEO-RESUMO:






Muito obrigado por me apoiarem sempre.

É hora do descanso, vou indo porque amanhã é dia de alta montanha. Há que descansar bem. Forte abraço para todos. Boa noite.

 Rui Costa :)





quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Diário #RideToAbuDhabi - Etapa 1

Olá amigos, boa tarde :)


Hoje andamos a um ritmo elevadíssimo. Desde a partida até à meta foram poucos os momentos "de relax". Tudo indicava etapa ao sprint e assim foi. Dia sem montanha mas com ritmo forte, deu para rodar muito bem as pernas.

A temperatura aqui esteve agradável e assim o corpo reage melhor ao esforço. Durante a etapa tentamos rodar todos unidos e ajudarmo-nos uns aos outros no que toca a abastecimento e colocação.

Foto: Dimention Data


O dia ficou marcado por uma queda feia a 1km da meta, na qual eu não fiquei envolvido por pouco. Vinha eu logo atrás dos homens afetados, mas estava atento e deu para travar a tempo. Apanhei um grande susto, mas para mim não passou disso mesmo, de um susto.

O nosso sprinter, Guardini, ficou no chão e não conseguiu finalizar o trabalho da equipa. À falta do sprinter, foi o seu lançador tentar a sorte e muito bem. Consonni fez 4.º lugar na linha de meta. Eu fiz 17.º na meta, com o mesmo tempo do vencedor.

Parabéns ao Consonni pelo bom resultado e ao Cavendish por ter sido o homem mais veloz do dia. Parabéns também ao nosso colega Mori que foi o primeiro a passar no primeiro sprint intermédio.



Top-20 - Etapa 1





Top-20 - Classificação Geral 

 
@ProCyclingStats


Já jantamos. Agora vamos rapidamente à massagem e depois descansar. Sempre a correr porque chegamos tardíssimo ao hotel. Pior estão os mecânicos e massagistas que só vão comer depois de cuidarem de nós. Por isso, já eu trouxe uma sandes ao meu massagista, Bruno Lima, para matar a fome entretanto. Bem haja por todo o vosso esforço, staff. OBRIGADO!


*VÍDEO-RESUMO:



Vou indo à massagem, amigos. O Bruno espera por mim. Tenham uma boa noite de descanso. Grande abraço,

Rui Costa :)



domingo, 19 de fevereiro de 2017

Diário #TOO2017 - Última etapa




Olá amigos, boa tarde :)

Já terminou e termino feliz, com o meu 2.º lugar na geral. Faço um balanço bastante positivo desta corrida em geral. Tanto a nível da organização como de etapas.




Foto: +TourofOman 

A corrida fez-se a um ritmo infernal todo o dia. Fazia muito vento lateral e por isso também havia nervosismo. Aconteceram algumas quedas, onde até o líder se viu envolvido. Eu não caí e no final acabou tudo como previsto, ao sprint.

O homem mais rápido do dia foi Kristoff. Ele está invencível e arrebatou a camisola verde, dos pontos. Parabéns a todos

Este resultado serve de motivação para o que falta. Estou a adorar a equipa e o início de época que estou a conseguir.


Top-15 - Última Etapa





Top-15 - Classificação Geral 

 
@ProCyclingStats

Um obrigada gigante a toda a equipa pelo trabalho em prol de mim. Próximo objetivo: corrida Abu Dhabi.

Tenham uma boa noite de descanso. Continuação de bom domingo.

Rui Costa :)

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Diário #TOO2017 - Etapa Rainha


Olá amigos, boa tarde :)


Tivemos um dia muito sofrido. Aquela última subida deu cabo de nós. Mas sabe bem o sofrer quando se vai na frente, com os melhores.

Foto: Bettini


Não sendo eu um trepador, estou super feliz chegar logo atrás de Aru na montanha verde.
Foi um dia complicado, a parte inicial fazia imenso vento e até houve corte no pelotão. Depois houve uma queda, ao passar uma zona de água (no meio de tanta secura), na qual eu não fiquei afetado, por pouco. Na subida final, foram ataques quase desde o início... o que faz disparar a pulsação e atingir os nossos limites. Foi isso que me aconteceu na meta, vinha a dar o meu máximo... não podia mais, por isso estou satisfeito.


Nas minhas quatro chegadas em montanha deste início de época eu fiz pódio em todas (uma vitória, dois segundos lugares e hoje o terceiro posto) por isso que posso mais eu pedir? Apenas que a sorte me continue a acompanhar pois o trabalho eu faço-o sempre.



Top-15 - Etapa 5







Top-15 Classificação Geral 

 
@ProCyclingStats

-> Classificação Completa aqui: http://www.letour.fr/tour-of-oman/2017/us/classifications.html

Se tudo correr sem imprevistos vou terminar esta Volta a Omã na 2.ª posição da geral, pois amanhã espera-se etapa ao sprint.

Não posso me ir deitar sem agradecer de coração a cada um dos meus colegas pela ajuda, colaboração a cada etapa. Têm me apoiado em tudo o que eu preciso ao longo da corrida. Obrigado colegas, mecânicos, massagistas, diretor, patrocinadores... estes resultados são coletivos e todos juntos estamos a fazer a diferença. Obrigado por confiarem em mim.

Obrigado também a cada um de vós que me segue com regularidade e me apoia sempre. Como eu costumo dizer #TamoJunto. Obrigado.

Tenham uma boa noite de descanso.

Rui Costa :)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

#TOO2017 - Diário Etapa 4




Olá amigos, boa tarde :)

À partida para esta etapa eu estava empatado com Hermans na camisola dos pontos. Ele tem de levar a camisola de líder e por isso saí eu de camisola verde.

Foto: LeTour

Hoje eu sofri muito na etapa e ainda não sei o que se passou exatamente. Senti-me bem toda a etapa e até desferi alguns ataques.

Vinha eu incluído num grupo de cerca de 10 corredores apenas quando, de repente, a minha pulsação começou a baixar e eu senti-me sem força... a minha sorte foi que estava a terminar a última subida quando isto aconteceu. Até perdi o contacto com o grupo da dianteira mas depois com a ajuda do meu colega que ia na fuga pude recuperar, reentrar no grupo dos favoritos e chegar com o mesmo tempo do vencedor.

 Na parte final já estava bem novamente e com força. Foi mesmo estranho e ainda não consegui explicar o que se passou ao certo.


Hermans distanciou-se de mim, bonificou exatamente na montanha onde me faltaram as forças e ele ganhou mais 3 segundos. Eu mantenho-me em 2.º lugar na geral, agora a 5 segundos do líder.


Foto: TourOfOman

Espero que amanhã não me faltem as forças em nenhum momento e eu possa me manter no pódio com os melhores desta Volta a Omã. Fazer pódio seria muito bom.

Obrigado à minha equipa pelo bom trabalho conjunto e a todos vocês por todo o apoio.



Top-15 - Etapa 4






Top-15 Classificação Geral 

 

@ProCyclingStats


-> Classificação Completa aqui: http://www.letour.fr/tour-of-oman/2017/us/classifications.html

A etapa foi ganha ao sprint e por isso a camisola verde foi para o corpo de Kristoff, o favorito para  levar a verdinha para casa.

Agora é hora de recuperar energias e descansar que amanhã é dia de etapa rainha. Forte abraço e boa noite, amigos. Tenham um bom fim de semana.

Rui Costa :)




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Diário #TOO2017 - Etapa 3


 Boa tarde, amigos. Como estão? :)

Eu já estou preparado para mais uma noite de descanso.


Hoje voltei a estar em 2.º na linha de meta. Continuo em 2.º na geral atrás de Hermans.

A jornada foi ganha por Andersen, o primeiro de oito corredores que chegaram na dianteira com o mesmo tempo. Na fase decisiva da última subida a explosividade de Andersen foi superior, envio-lhe os meus parabéns pelo bom desempenho. Eu dei tudo e o 2.º lugar deixa-me motivado e satisfeito.



Foto: Tour of Oman


Mais uma vez as minhas pernas estavam bem para responder ao ritmo que imponha o pelotão e chegar entre os melhores. Esteve um dia quente, apesar de estar nublado. Fizemos quase 4h de corrida a uma média bem elevada. Fiquei feliz por as minhas pernas estarem a responder bem estes dias. Eu costumo dizer que quando se trabalha bem e com honestidade os resultados sempre aparecem, às vezes demora um pouco, mas o resultado depois compensa todo o sacrifício.

Estou feliz e quero continuar entre os melhores.



Aqui fica o vídeo da chegada da etapa de hoje:





Top-15 - Etapa 3






Top-15 Classificação Geral

@Letour.fr


-> Classificação Completa aqui: http://www.letour.fr/tour-of-oman/2017/us/classifications.html


Amanhã dia de poucos quilómetros. Estratégia será tentar poupar ao máximo de energia possível para sábado estar bem. Será a etapa decisiva. Conto com o vosso incentivo e apoio.
Agora vou ao meu descanso, amigos.

Forte abraço e boa noite,

Rui Costa :)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Diário #TOO2017 - Etapa 2



Boa tarde, amigos :)

Depois da aventura do passaporte, conseguir hoje um 2.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, deixa-me muito satisfeito. É certo que ainda não acabou e há muita luta para dar, mas já estou feliz com este resultado que consegui hoje, é um incentivo para o que falta.

A etapa foi ligeiramente encurtada e acabou no topo da última subida, foi chegada em alto.

Foto: Twitter #TOO2017

Na primeira hora de corrida andamos muito depressa, a um ritmo super elevado. Ainda não estou totalmente recuperado da viagem mas até tive um dia bom e pude aguentar.

Na última subida começou a corrida a sério, com os favoritos a atacar-se entre si. Sinceramente aquele tipo de chegada não me favorece, pois é curta e explosiva mas as minhas pernas conseguiram aguentar.Terminei a corrida no limite das minhas forças... ia a dar tudo sem me importar com o resultado pois não dava mais. Consegui um 2.º lugar mesmo no meu limite mas honrado.




Aqui fica o vídeo da chegada da etapa de hoje:



Um agradecimento especial à minha equipa UAE Abu Dhabi que trabalhou e ajudou-me todo o dia para que eu conseguisse chegar no topo da montanha o mais fresco possível. Sem esquecer o trabalho incrível que faz todo o staff, massagistas, mecânicos, director... OBRIGADO a todos os meus companheiros.


Top-15 etapa 2




Top-15 Classificação Geral

ProCyclingStats



-> Classificação Completa aqui: http://www.letour.fr/tour-of-oman/2017/us/stage-2/classifications.html


Na etapa cheguei com o mesmo tempo do vencedor. Também estou em 2.º lugar na Classificação Geral, mas com as bonificações da etapa, estou a 4 segundos de Hermans, vencedor da etapa e líder da Geral. Os meus parabéns ao Ben Hermans, corredor da BMC.

Obrigado pelo vosso apoio, amigos. Forte abraço,

Rui Costa :)